RODAPÉ INVERTIDO - LHD Perfis em Inox

RODAPÉ INVERTIDO

CORES PARA 2022
17 de dezembro de 2021
PERFIS EM ESCADAS
8 de janeiro de 2022

Rodapé Invertido – Parede com aspecto flutuante

Arquiteto Luiz Henrique Pinto Dias

 

Mais uma novidade está para o universo criativo da decoração de interiores, e convido você para que conheça o que está “bombando” e que fica ótimo nas construções contemporâneas, uma vez que permite uma estética inovadora e moderna.

Venho percebendo muito a presença de rodapés invertidos em projetos contemporâneos e vou confessar que acho muito sofisticado.

perfis inox

Sei da importância que um rodapé tem em proteger a base da parede de sujeira e de impactos variados. E pra quem assim como eu enxerga estilo e modernidade nos rodapés, o post de hoje é perfeito, pois os rodapés invertidos ou negativos é como um solução para projetos de ambientes modernos. Dessa forma ele não precisa combinar com nada e ainda confere a parede um efeito flutuante super bonito e maior (perfeito para pé direito baixo). Mas já vou logo avisando que o que ele resolve é o problema estético, já que não protege a parede como um rodapé convencional, embora, também não a deixa tão desprotegida como uma parede sem rodapé… e isso graças à cantoneira em L de inox que é colocada sobre o piso e sob a parede.

 

Quando usar Rodapé Invertido?

 

O rodapé invertido é uma das tendências de arquitetura mais recentes. Essa opção de acabamento difere dos rodapés tradicionais, mas pode fazer total sentido dependendo da sua ideia de projeto. Tudo é uma questão de perspectiva e intenções. Se o intuito for criar um ambiente com um visual diferente, intimista e que agregue muito valor, essa pode ser uma excelente escolha. Com o rodapé invertido é possível criar diversas composições. O rodapé tradicional, como você já sabe, é instalado por cima da parede, de encontro ao piso. Com essa instalação cria-se um relevo no visual. A proposta do rodapé invertido é diferente, já que envolve um “rasgo” na parede e ele é fixado nesse encaixe. Esse modelo propõe oferecer um visual contínuo, sem mudanças de relevo. O rodapé invertido surgiu para mudar a lógica de uso da peça, tornando-se uma opção mais ousada. Durante a construção, as paredes recebem um pequeno recorte próximo ao piso para encaixar esse tipo de rodapé. Sua geometria protege as bordas inferiores da parede contra agressões do cotidiano.

 

Por que devo escolher Rodapé Invertido?

 

Se sua intenção principal é oferecer um visual super moderno, considere essa opção. Isso porque a ideia principal desse tipo de produto é causar a impressão de que a parede está flutuando, já que a base é recuada. Veja também outras inspirações de rodapés modernos. Outro motivo para escolher esse rodapé é se você for reformar espaços menores. Essa pequena abertura traz sensação de amplitude no ambiente, fazendo com que seu espaço se torne mais valorizado. Uma vantagem para escolher o rodapé invertido é o fato de ser versátil, uma vez que, por não fazer ligação entre parede e piso, não restringe a escolha de revestimento. Dessa maneira, no futuro a pessoa poderá trocar o piso sem se preocupar em ter de substituir o rodapé. O rodapé invertido deve ser instalado na fase da construção, diferente do modelo tradicional que pode ser facilmente aplicado na fase final. Outra coisa importante para ressaltar é que será necessário adicionar dimensões do rasgo conforme o manual de instalação. O acabamento deve ser perfeito, causar o efeito flutuante de forma natural, por isso a importância de contratar uma equipe especializada para correta instalação.

Dica: esse tipo de rodapé exige uma iluminação especial para dar mais destaque e valorizar o item, além de melhorar o aproveitamento do espaço. Uma outra sugestão de instalação é nas escadas de alvenaria, pois irá evidenciar ainda mais o efeito flutuante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco!
Olá, em que podemos lhe ajudar?
LHD PERFIS
Olá, como
Podemos lhe ajudar?